Publicado por Redação

O sono se organiza em ciclos e possuem cinco fases: estágios 1, 2, 3, 4 (NREM – “Movimento Não Rápido dos Olhos”) e REM (“Movimento Rápido dos Olhos”). Normalmente, o sono tem início no estágio 1 e passa por cada etapa até atingir o sono REM e o ciclo recomeça a cada 90-110 minutos. Em cada estágio, o cérebro age de maneiras diferentes. É na fase REM em que ocorrem os sonhos e algumas alterações fisiológicas, como a inibição dos movimentos motores do corpo.

Sonhos nos quais temos a sensação de estarmos presos, sem conseguir nos mover, completamente paralisados, sem conseguir correr ou gritar, são comuns e podem ser bastante perturbadores.

O que significa este tipo de sonho? O ato de sonhar desperta a curiosidade de diversas culturas ao redor do mundo desde tempos remotos e a interpretação deve ser feita levando-se em conta todo o contexto do sonho em questão. Os objetos e as situações de um determinado sonho podem indicar o momento psicológico e emocional do indivíduo e ter alguma relação com algum momento passado, presente ou até futuro de sua vida.

Sonhar que está paralisado

Foto: Reprodução/ internet

Sonhar que você está paralisado

A situação do sonho é a seguinte: você tenta se mover ou falar, mas as suas pernas estão paralisadas; você não consegue pronunciar as palavras e estas não saem. Neste tipo de sonho, você é incapaz de utilizar as suas ferramentas habituais para se expressar, se dirigir a algum lugar ou fugir de alguma ameaça.

Sonhar que está paralisado pode simplesmente refletir o estado atual do seu corpo enquanto você está sonhando, já que, no estado REM do sono, você realmente está imóvel.

Sentimento de incapacidade

No entanto, os sonhos com paralisia também podem simbolizar o seu sentimento de incapacidade de progredir em determinada situação, pois há algo prendendo você, o que pode ser algum tipo de autossabotagem. A recomendação aqui é que você preste atenção e tente descobrir o que você sente que está te impedindo na sua vida de vigília.

Este sonho também pode indicar que você está se sentindo impotente ou preso a alguma circunstância da sua vida, sentindo-se incapaz de lidar com a situação ou de modificá-la.

De modo alternativo, sonhar com paralisia pode indicar que você se sente emocionalmente paralisado, com dificuldades para expressar os seus sentimentos.

Veja mais!