Publicado por Redação

O que são e quais os significados dos sonhos? Nesse post você vai descobrir a resposta para estas e outras perguntas sobre os devaneios, que são parte essencial das nossas vidas.

Acima de tudo, existem várias teorias e interpretações sobre o que são os sonhos. Por este motivo, os devaneios sempre foram uma coisa que traz fascinação, devido aos mistérios que carregam.

Assim, desde a antiguidade, até os dias de hoje, as pessoas buscam saber os significados das coisas que vemos quando dormimos. Inclusive na ciência, que estuda qual a importância dos sonhos nas nossas vidas e o porquê deles serem tão significativos.

Contudo, em todas as interpretações, os sonhos estão relacionados ao que existe de mais íntimo em uma pessoa. Desse modo, interpretar os significados de um sonho, é entrar em contato consigo mesmo e entender o que precisa ser feito na sua vida.

Afinal, o que são os sonhos?

Essa é uma pergunta para qual as pessoas buscam respostas há séculos. Os devaneios já foram interpretados como mensagens dos deuses para os humanos. Em alguns locais, eles eram tidos como uma viagem da alma, que sairia do corpo durante o sono.

Mulher dormindo

Os sonhos são um processo natural do cérebro (Foto: depositphotos)

Neste sentido, os sonhos eram partes importantes do cotidiano e as suas mensagens eram levadas a sério. Isso porque, eles seriam avisos ou premonições de coisas que iriam acontecer no futuro.

Avisos em sonhos são levados em consideração até os dias de hoje. Muitas pessoas procuram os significados para os mais variados tipos de devaneio, na busca por saber o que determinado sonho quis dizer.

Para entendê-los, alguns sites são de grande ajuda, pois contribuem com as possíveis interpretações. Contudo, é necessário ter em mente o máximo de detalhes possíveis dos sonhos, pois só assim é possível ter uma certeza a respeito da interpretação.

Os aspectos do devaneio precisam ser levados em conta, pois as interpretações mudam de acordo com os detalhes. Isso porque, os significados podem variar até mesmo de acordo com seus sentimentos durante o sonho, se estava feliz ou triste.

Para a ciência, os sonhos podem ser interpretados de duas maneiras. Em primeiro lugar, os devaneios são tratados como uma manifestação dos desejos mais profundos do sonhador.

Isso se dá ao fato de que, quando sonhamos, o nosso subconsciente pode manifestar tudo aquilo que não deixamos sair quando estamos acordados.

Em segundo lugar, os sonhos podem ser um processo natural do cérebro, que durante a noite selecionaria as memórias importantes. Descartando, logo depois, as que não precisassem ser armazenadas.

Essa última explicação evidencia o porquê dos sonhos retratarem coisas que aconteceram durante o dia, mas de uma maneira fantasiosa.

Por que nós sonhamos?

Podem existir várias respostas para esta pergunta. Existem várias pesquisas que tratam os sonhos como uma forma de reorganizar e manter as memórias que fizemos durante o dia.

Isso porque, durante a noite, parte do cérebro continua funcionando a todo vapor e utiliza o tempo para guardar tudo o que foi aprendido. Por isso que, falta de sono pode atrapalhar o aprendizado e a memória.

Logo depois, temos a interpretação de que quando sonhamos estamos mais próximos da mente inconsciente, do que da consciente. Ou seja, nos conectamos com o que existe de mais íntimo em nós.

Por causa disso, os devaneios podem ser, algumas vezes, uma representação de desejos, que você pode manter escondido até de si mesmo.

Quando partimos para o tipo de sonho que quer dizer alguma coisa, eles podem ser um aviso. Mesmo que não seja enviado pelos deuses, mas pela nossa própria mente, que continua trabalhando e acha um jeito de mostrar o que encontrou.

Desse modo, os sonhos podem conter a solução para algum problema que você vem enfrentando.

Da mesma forma, que pode ser um aviso de algo que irá acontecer, já que, o seu inconsciente pode ter percebido os sinais antes do consciente. Assim, ele acha uma forma de avisar através dos sonhos.

Por que temos pesadelos e o que eles significam?

Os pesadelos, como são chamados os sonhos ruins, podem acabar com uma noite de sono. No outro dia pode vir a preocupação sobre os significados do devaneio, já que ele pode sempre parecer algo negativo.

Mas saiba que nem sempre é assim, pois nós temos pesadelos por vários motivos. As motivações principais são nervosismo e o contato com algo que traga medo, durante o dia. Todas estas sensações são potencializadas durante o sono, o que acarreta nos pesadelos.

No campo das interpretações, eles nem sempre querem trazer uma má notícia ou presságio ruim. Pois, dependendo de outros detalhes do sonho, o pesadelo pode querer dizer justamente o contrário, que coisas boas estão por vir.

Portanto, antes de entrar em desespero vale a pena parar e tentar lembrar de tudo o que viu no sonho. Após isto, será possível ter uma interpretação precisa do devaneio.

É normal uma pessoa não sonhar?

Na verdade, o que acontece é que nem sempre lembramos que tivemos um sonho. Isto acontece por causa do ciclo do sono, que não é contínuo, mas dividido em várias fazes durante a noite.

Estas fases seguem uma ordem e se repetem entre 4 e 6 vezes por noite. Os sonhos, geralmente acontecem na fase mais profunda do sono, que coincidentemente é a fase onde há uma maior atividade do cérebro.

Esta fase é chamada de Rapid Eye Movement (REM), que significa movimento rápido dos olhos. Cada REM dura entre uma e duas horas e é onde os sonhos geralmente acontecem.

Caso você acorde durante o sono REM, as possibilidades de lembrar dos sonhos são bem maiores.

Já se você acorda em alguma das outras partes é possível que não lembre qual o sonho que teve ou sequer que sonhou com algo. Isso acontece porque é mais raro que sonhos surjam nas demais fases.

O que acontece quando dormimos e sonhamos?

Antigamente, acreditava-se que a alma saia do corpo durante o sono e os sonhos seriam memórias dessa viagem. Por isso, eram tão importantes e tinham lugar de destaque na vida em sociedade, pois traziam avisos e presságios.

Mas hoje sabemos que quando dormimos, o cérebro continua trabalhando enquanto o corpo descansa. Nesta parte do dia, ele se volta para a resolução de problemas que nos incomodam, e se conecta com o inconsciente.

Por isso, as vezes a resposta para aquela questão que incomoda você, pode estar escondida naquele devaneio que parece ser sem sentido.

Os sonhos sempre querem significar algo?

Não! Mesmo que na maioria das vezes possamos encontrar mensagens importantes nos sonhos, nem sempre eles têm um significado importante.

Isso ocorre devido ao que já foi dito nesse post: os devaneios podem ser só uma manifestação de algo que você quer muito. Sem trazer nada além disso.

Outras vezes podem ser um aviso sobre algo que você precisa fazer para resolver algo que está lhe incomodando. Os sonhos podem ser ainda um presságio sobre algo que vai acontecer e você precisa estar preparado para enfrentar.

Por este motivo, é importante sempre se atentar aos detalhes. Isto pode evitar tempo perdido tentando decifrar algo que não tinha importância naquele momento.

Qual a importância de saber interpretar os sonhos?

É de extrema importância saber interpretar os significados dos sonhos. Isto é, além de poder ajudar na resolução de problemas do dia a dia, pode prevenir problemas futuros.

Veja mais!