Publicado por Redação

História do basquete

A história do basquete tem início no ano de 1891 em Springfield College, Colégio Internacional da Ação Cristã de Moços (ACM) em Massachussets, quando seu diretor, Luther Halsey Gullick pediu a um de seus professores que criasse uma atividade física que fosse capaz de ser praticada não só ao ar livre, mas também em locais fechados durante os rigorosos invernos que acometiam a região.

James Naismith

Foto: Reprodução

O então professor James Naismith dedicou-se inteiramente ao novo projeto, com a ajuda de outros educadores físicos e muita persistência para criar um novo esporte, que fosse capaz de entreter os jovens alunos sem o uso da violência e estimulá-los ao trabalho em equipe. Durante todo o processo, ele enfrentou diversos dilemas e quase chegou a desistir, contudo as ideia começaram a sair do papel. James decidiu que o esporte deveria ter um ponto fixo e ser praticado com as mãos, com uma bola que quicasse bastante para evitar os atritos caso fosse jogado como o futebol, com os pés.

Com a ajuda do zelador do local, James providenciou dois cestos que seriam os pontos fixos para arremesso da bola, cravados a uma distância de três metros do chão e que mais tarde foram aprimorados as cestas como conhecemos atualmente. O professor definiu as treze regras rapidamente, após ter uma total noção de como seria aquele novo jogo, e pôs os alunos em quadra. Dos dezoito alunos que tinha, ele escolheu dois capitães para o início do jogo e arremessou a bola ao alto no centro da quadra com os jogadores mais altos de cada time prontos para “roubá-la”.

A primeira partida foi jogada em meados de dezembro de 1891, mas oficialmente a primeira partida de basquete teve início em 11 de março do ano seguinte. Atualmente, já incorporado nas Olimpíadas desde 1936, o basquete é jogado por mais de 300 milhões de pessoas nos mais de 170 países filiados à FIBA.

O que significa sonhar com basquete?

Este é um esporte muito presente na cultura ocidental, tanto em nosso cotidiano como nos grandes campeonatos mundiais. O basquete representa trabalho em equipe, jogar basquete significa vencer dificuldades em grupo, superar e driblar obstáculos. É mais do que comum que sonhemos com a prática do basquete devido à nossa ligação para com esse esporte, mas o que significam estes sonhos?

Jogo de basquete

Foto: Reprodução

É importante que saibamos como interpretar os nossos sonhos para que possamos lançar um olhar mais cuidadoso sobre nós mesmos, nossos sentimentos e aquilo que nos aflige. Boa parte do que guardamos nos é mostrado através de sonhos, até mesmo algo que ainda não estamos conscientes. Eles podem ser interpretados de maneira positiva ou negativa, tudo irá depender de como e em quais circunstâncias eles ocorrem.

Significados:

  • Sonhar com um jogo de basquete significa que precisará da ajuda de outras pessoas para alcançar seus objetivos, então não hesite em pedir ajuda de amigos, familiares ou colegas de trabalho.
  • Se você sonha com uma mulher jogando basquete é um bom presságio. É sinal de que está cercado de boas vibrações e que a resolução para um problema aparecerá em breve.
  • Contudo se em seu sonho for com um homem é bom ter cuidado, há alguém de olho no seu amor! Fique atento e vá à luta, seja feliz e defenda a sua felicidade.
  • Se no sonho a partida já está sendo jogada é sinal de perturbações.
  • Quando crianças jogam basquete é porque você irá receber boas notícias em breve.
  • Ver outras pessoas jogando basquete é sinal de que sua sorte virá, mas você terá de esperar um pouco mais.
  • Sonhar com uma bola de basquete indica que você deve ser o responsável pelo movimento inicial. Preste bastante atenção em suas ambições.

Veja mais!