Publicado por Redação

Sonhar com rato nem sempre é motivo para entrar em pânico, pensando coisas negativas. Mesmo que esses roedores sejam frequentemente associados a doenças e sejam visto geralmente em sujeira e no esgoto.

Vale lembrar que tudo tem dois lados e as vezes sonhar com um desses animais pode ser o sinal que você esperava para mudar de vida. Você vai conferir aqui vários significados para sonhar com ratos.

Sonhar com rato tem vários significados, que vão de coisas negativas a sinais de boa sorte. Para saber qual o significado do que você sonhou, é preciso ficar atento aos detalhes do sonho. Isso acontece porque dependendo da cor, do tamanho e até de como estava o rato no devaneio, o significado pode mudar.

O que significa sonhar com rato?

Geralmente, ao sonhar com algum desses roedores o primeiro pensamento que vem à cabeça são doenças e sujeira. O sonho pode querer te dizer que há algo errado com você que precisa ser resolvido. Talvez seja a hora de repensar algumas atitudes que podem estar te prejudicando.

Rato cinza

A figura do rato normalmente remete a sujeito e esgoto (Foto: depositphotos)

Sonhar com ratazana

A ratazana é uma das espécies mais comuns de rato e pode chegar até 27 centímetros de comprimento. Se no sonho você avistou um desses animais pode querer significar uma traição.

Deve ser entendido como um aviso para estar preparado para uma possível traição de uma pessoa da sua confiança.

Caso tenha matado o animal no sonho, quer dizer que você irá cortar laços com a pessoa, após descobrir a traição. É preciso ficar atento ao seu redor, para não acabar se prejudicando.

Veja também: Sonhar com queijo

Sonhar com gabiru

O gabiru, ou guabiru, é o nome popular de uma espécie de rato-preto muito comum. Sonhar com este animal pode querer significar duas coisas diferentes.

Primeiramente, quer dizer que você está passando por um momento de insatisfação. Pode ser com você, ou com outra pessoa. Dessa forma é preciso fazer uma análise para descobrir a raiz do problema e resolver o mais rápido possível.

O outro possível significado de sonhar com gabiru é que você deve estar preparado para sofrer uma decepção. Alguém do seu convívio pode se mostrar falso e é bom estar preparado para suportar isso.

Sonhar com rato branco

Sonhar com um rato branco também tem dois significados distintos. O primeiro tem a ver com a aparência inocente do animal, que pode significar que alguém que aparenta ser inocente, se mostrará uma pessoa falsa.

A segunda interpretação possível é que você deve esperar algum dinheiro chegar na sua vida. Pode ser por meio de um presente, uma promoção no trabalho ou até mesmo sucesso, caso você tenha algum negócio.

Sonhar que matou um rato

Caso você tenha sonhado que matou um rato, pode interpretar como um sinal positivo. Isso pode querer dizer que você terá sucesso em superar alguma questão que esteja te incomodando.

Um outro significado possível é que você irá passar por problemas, uma fase ruim, mas terá sucesso em se livrar de tudo o que causa mal a sua vida.

Sonhar com rato grande

Sonhar com um rato grande, em um tamanho que não seja o natural para o animal, pode até parecer um pesadelo, contudo, a interpretação é de que você deve esperar algo positivo na sua vida financeira.

Tempos de fartura estão por vir. Talvez seja a hora de fazer aquele investimento ou até tentar pedir um aumento.

Sonhar com rato cinza

Se no sonho você acabou vendo um rato na cor cinza, precisa ficar preparado, pois as duas interpretações possíveis são de que problemas irão surgir.

Primeiramente, pode querer dizer que você está estagnado em algum aspecto da sua vida. Dessa forma, pode ser entendido como um aviso para agir e mudar algo que não está te trazendo nada positivo.

A outra interpretação é que você está passando, ou irá passar, por um período de incertezas. Pode ser a respeito de relacionamentos ou no seu emprego. É preciso ter foco para conseguir superar esse momento.

Sonhar com rato morto

Rato morto

Ver rato morto em sonho pode indicar a necessidade de repensar atitudes (Foto: depositphotos)

Caso tenha visto um rato morto no devaneio, é um sinal de que algo não vai bem com você. Pode ser interpretado como um momento de repensar as suas atitudes que talvez possam estar prejudicando alguém próximo a você.

Dessa forma, é um aviso para a necessidade de uma auto análise e limpeza interior. É preciso de atenção para excluir todas as atitudes negativas que você possa ter, para assim, evitar problemas no futuro.

Sonhar com rato e cachorro

Sonhar com cachorros geralmente é tido como um sinal de lealdade. Ter visto um cachorro perseguir um dos roedores durante o sono, pode ser interpretado como um sinal de que pessoas próximas a você são leais.

Caso o cachorro tenha sido ferido pelo outro animal, é preciso tirar um momento para se preocupar com a saúde. Significa que há algo que precisa ser tratado, antes que se torne um grande problema. Vale a pena marcar um check up para conferir se está tudo bem.

Sonhar com rato e gato

Caso tenha visto um gato perseguindo um rato, é preciso repensar algumas atitudes que você vem tendo. Pode ser interpretado como a necessidade de parar de fugir e enfrentar um problema de frente. Dessa forma, evitando um problema ainda maior no futuro.

Outra possível interpretação é que você pode estar negligenciando as suas amizades e precisa repensar a maneira como está agindo, com quem está próximo a você.

Veja também: Sonhar com gato

Sonhar com rato marrom

O marrom é uma cor geralmente associada a coisas sujas. Se tiver visto um rato desta cor no sonho, as interpretações são para questões que merecem atenção.

Primeiramente, pode significar uma doença que irá abater você, ou alguém da sua família. Outro significado é que você deve esperar uma traição de alguém próximo.

Dessa forma, é necessário ficar atento aos sinais, tanto em relacionamentos amorosos como em amizades, para evitar uma decepção ainda maior.

Sonhar com rato mordendo

Sonhar que foi mordido por um desses bichos significa que um amigo, em que você confia, talvez esteja prejudicando você.

A primeira coisa que vem a mente ao pensar em mordida de ratos é a possibilidade de contrair alguma doença. No caso do sonho, isso pode ser interpretado também como, alguém que você ajudou irá tentar atrapalhar a sua vida.

Neste caso, é um aviso que é preciso ter atenção em quem você confia. Dessa forma, também cortar laços com quem não se mostra ser confiável.

Sonhar com rato correndo

Caso tenha visto um rato fugindo de você no devaneio, pode querer dizer que você está fugindo dos seus pensamentos. Talvez seja a hora de parar e pensar se o rumo da sua vida está te satisfazendo e focar em algum objetivo.

Outra interpretação é que você está fugindo dos problemas que assolam a sua vida. Dessa forma, é um aviso para pensar em você mesmo e buscar uma solução para tudo que te atrapalha, mesmo que seja você mesmo o causador disso.

O que fazer ao sonhar com rato?

Sonhar com rato não é um motivo para entrar em pânico, basta saber interpretar os sinais do sonho e não se desesperar. Mesmo que o sonho com estes animais nem sempre possam ser interpretados como algo positivo.

Este deve ser um momento de reflexão, para avaliar a si mesmo e as coisas ao redor. Dessa forma, será possível retirar algo bom, até mesmo das piores experiências.

Veja mais!